sábado, 23 de agosto de 2008

Hoje,viajando por outros mundos.


Introdução de texto de Marta Medeiros, do dia 17 de Agosto de 2008.“Ao nascer, recebemos o mesmo dote: família, amor e ensinamentos. Para quem é carente de imaginação, isso basta como banaliza”.Mas há os desassossegados de nascença.Louvado seja.”Eu, logo que li esta introdução, disse para mim mesma, ainda bem que alguém entende que têm seres humanos assim. DESASSOSSEGADOS, INQUIETOS. Desta forma me sinto menos ET, menos estranha neste mundo. Já, Camus, falava em ser estrangeiro. E como Há identificação com ESTRANGEIRO”.Quanta vez disse frases como: eu não nasci para este mundo.Não me adapto a este mundo.Esta sensação, comum nos adolescentes, não é uma novidade.Existe necessidade de fugir das essências, procurar, experimentar.Esta viagem pelo conhecimento é importante, pois saberei um dia se sou uma garota marciana.Mas, mas importante que isto, se ser marciano é um ato inteligente, ou conviver com os padrões.Queria ser classificada na segunda opção, mais saudável, menos arriscado, mais serenidade.Mas é o que fazer com esta imaginação?Aquilo que faz um me imaginar um mil situações, em acontecimentos bons, inesperados.E, os romances?Sofreriam de adornos, enfeites.É tão bom nem que seja para depois percebermos que a realidade é outra.Por que passar por este processo?Por que não enfrentar logo os amores como complicados e cair fora.Mas, por outro lado, como seria a literatura.Os poetas, os músicos, os cineastas.Creio que todos têm inquietude.Acho que estou preste a aterrissar.Voltar de outros mundos que andam.Acho que chegou a hora, só que já disse isto tantas vezes.Sei que é inteligência emocional viver neste mundo sem sofrer com a distância entre aquilo que sentimos, aquilo que queremos e, finalmente, aquilo que temos.Mas, tenho um olhar que tudo vê, tudo sente, os olhos abertos, à vontade de criar, de vivenciar.Não degustando, não fazendo esta viagem pelo auto conhecimento, de dentro para fora; de fora para dentro.De superficial para o profundo; do profundo para o superficial.Todas as coisas que viveram, minhas amigas e nossas trocas.Os homens e seus ensinamentos.Preciosos, instáveis, alguns, volúveis outros, apaixonados outros, carinhosos muitos.Quem seria EU sem meu pai, minha mãe, meus filhos, nossos contatos e tudo que aconteceu entre nós nesta vida.Minha vida é rica, rica.Mas foi por OUSAR, por querer experimentar.Na minha viagem saberei que direção tomar.Este texto eu dedico a minha mãe, que jamais foi compreendida e,também para me ajudar,pois,assim como ela,já sofri o preconceito de me sentir em outro planeta.Uns seguem assim até o final.Que acontecerá comigo, com meu olho que busca?“Tem gente que prefere se manter estrangeiro por orgulho, outros por medo”.No meu caso, é tendência.Gosto de singularidades, particularidades!Tenho dificuldade de crescer.Por isto minha relação com os jovens me faz feliz.Assim como minha mãe,ou mudo,ou pago um preço alto.Ou acho um meio termo.Só sei que não dá para brincar com isto,pois esta incapacidade de lidar com o mundo,matou minha mãe.(Cris Poulain)

5 comentários:

Anônimo disse...

ameeei a homenagem, só poderia vir de ti!TE ADOOOOOOOOOOORO

Unknown disse...

A Seka com toda certeza eh merecedora das tuas palavras tia.Ela encanta a todos a sua volta e conquisto um espaço muito especial no meu coraçao.Acredito no potencial dela pra representa a tribo maluca no baile,e tenho certeza de que ela vai brilha!Bjooss! Bruna

Unknown disse...

Cada vez que entro aqui p/ler não consigo parar =]
Tiaaa escreve um livro\o/
"Introdução de texto de Marta Medeiros, do dia 17 de Agosto de 2008." Fala sérioo a Marta Medeiros escreve muito né..eu adoro as crônicas dela.


E sobre a Aline..sorte rainha..que vai da tudo certo\o/


Bjão Marcela

ps:Tia continua me deixando depo com as novidades que eu adoroo

Unknown disse...

Cris, Amo ler teu texto, mas como te disse escrevo na emoção do momento e a releitura do teu texto confirmou-me a certeza de que não somos feitas pra este mundo. Ah! Mas não somos mesmo num é por motivo banal que existe a passagem da vida para todos. Mas viver e se entender como marciana é fabuloso por demais. Quantas não são às vezes que assim como você e uma multidão de outros marcianos/marcianas me pego pensando: cara!!! nasci no tempo erra há algum problema com o relógio de minha vida ele correm em uma tempo descompassado do tempo da história social que vivo. Aff! As pessoas não nos entendem! E querem nos enquadras a modelos prontos tentando fazer com que todos sejam igualzinhos e de preferência com nome de TERRÁQUIOS! Nada de diferença e deste modo estes seres que teimam por sermos iguais fazem uma caça as bruxas; buscam prender todos os que se entendem e se movem socialmente como marcianos, lunáticos, jupterianos, os vestidos de sol e ate mesmo aqueles que trazem prova de suas raizes em outra galáxia trazendo um pouco do pó cósmico (que pode ser entendida como aquelas características de personalidade que não obedecem a modelos/padrões). Sabe... Queria muito como Cris, Marcia e muitos outros ser respeitadas na minhas deferenças não como sujeito a ser evitado, eliminados; mas como alguém que é amado por suas singularidades, por sua complexidade... Afinal, se nossa existência fosse para ser desenvolvida com na aniquilação de desejos, sonhos, particularidades... Não haveria motivo para que estes conceitos existissem, mas muito pelo contrario sabemos que a diferenças é característica natural dos seres humanos logo todos estamos em terra estrangeira, estamos aki de passagem... O sábio Heráclito já nos ensinava, tudo flui, tudo passa! E eu quero passar bem. Ser eu mesma. Pois bem sabemos que tudo é muito breve nesta VIAGEM POR ESTE MUNDO. Sou terráquia de passagem e o meu destino é a FELICIDADE que se faz na comunhão com os outros, mas comigo mesma!!! Ate breve amigos.

Unknown disse...

ë isso ai!!!vamo que vamo Secaaah!!Linda a tua homenagem tia!!!